O que é um...

Published on julho 10th, 2013 | by Ivan Luiz

0

O que é ser… um espião?

Nos últimos dias a notícia mais repercutida nos meios de comunicação e redes sociais, é a espionagem da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, em inglês), sobre o Brasil, isto mesmo! Além de todo o imbróglio com o técnico de informática Edward Snowden, o pivô desta confusão diplomática.

Espionagem

É a prática de obter informações de caráter secreto ou confidencial sobre governos ou organizações, sem autorização destes, para alcançar certa vantagem militar,política, econômica, tecnológica ou social. A prática manifesta-se geralmente como parte de um esforço organizado (ou seja, como ação de um grupo governamental ou empresarial).

Espiões do mundo real

Mata Hari (Margaretha Geertruida Macleod), Kim Philby, Sir Francis Walshinghan, Julius e Ethel Rosenberg, Violette Szabo, Cabo Anselmo (José Anselmo dos Santos) e Harold Worden; são alguns dos espiões mais famosos da história, porém não tão bons… porque o que vale é o anonimato neste ramo! 😉

Cultura Industrial da Espionagem

Livros, filmes, HQ ou séries, existem uma infinidade de personagens criados com o tema espionagem. Alguns merecem o nosso destaque:

LIVROS

James Bond, também conhecido pelo código 007, é um agente secreto fictício do serviço de espionagem britânico MI-6, criado pelo escritor Ian Fleming em 1953.

Jason Bourne, é um personagem fictício e protagonista de uma série de livros escritos por Robert Ludlum, e em adaptações cinematográficas posteriores. Ele apareceu pela primeira vez no livro The Bourne Identity (1980), que foi adaptado para a televisão em 1988, interpretando Richard Chamberlain no papel de Bourne.

George Smiley, criado por John le Carré, é um personagem fictício . Smiley é um oficial de inteligência trabalhando para o MI6 (muitas vezes referido como “o circo” nas novelas e filmes), o britânico ultramarino agência de inteligência.

FILMES

Missão Impossível, é um filme dos Estados Unidos de 1996, baseado na série homônima de TV dos anos 60. Foi dirigido por Brian De Palma e teve Tom Cruise como o protagonista Ethan Hunt, com Jon Voight interpretando Jim Phelps (o mesmo nome do personagem principal da série).

Jogos Patrióticos, é um filme dirigido por Phillip Noyce, baseado no best-seller homônimo de Tom Clancy. Jack Ryan é interpretado pelo ator Harrison Ford.

Salt, é um filme estadunidense do gênero policial dirigido por Phillip Noyce e conta com Angelina Jolie no elenco interpretando Evelin Salt.

SÉRIES

24 HORAS – a série estrelada por Kiefer Sutherland como o agente da Unidade Contra Terrorista Jack Bauer. Com 24 episódios conta 24 horas de um dia da vida de Bauer, usando o método da narração em tempo real.

Nikita – Maggie Q interpreta a protagonista Nikita, uma espiã e assassina que se rebelou. Agora ela vive para destruir a Divisão, uma agência secreta do governo que a havia recrutado. Enquanto isso, a Divisão treina jovens para torná-los assassinos.

CHUCK – a série é sobre um “gênio dos computadores” que recebe um e-mail encriptado de um antigo colega da universidade, que agora trabalha para a CIA; a mensagem instala a última cópia que resta dos maiores segredos do mundo da espionagem no cérebro de Chuck, interpretado por Zachary Levi.

Bom, pra encerrar deixo abaixo dicas de como ser um espião…huahua

Aprenda a ser um espião com o Coronel John Casey da série CHUCK

Via Wikipedia

Tags: , , , ,


About the Author

Idealista por opção e um chato convicto. Acredita que quando se ama o que faz, o sucesso é apenas consequência e não objetivo. A curiosidade e a ânsia por conhecimento, guiaram-lhe ao Jornalismo. Ama as coisas simples e tem a sua maior riqueza medida pelas amizades. Mudanças são inevitáveis, se as oportunidades não aparecem, procura criá-las!



Deixe uma resposta

Back to Top ↑
  • + Colunas

    Padocast | O Podcast do Padoca Virtual Cinéfilos | Padoca Virtual Games | Padoca Virtual Música | Padoca Virtual Comportamento | Padoca Virtual