Comportamento

Published on março 4th, 2013 | by Mari Rocha

0

Por que os cofrinhos são porquinhos?

Toda criança tem um cofrinho onde são guardadas as moedinhas que sobraram do pão ou de qualquer outra coisa que a mãe mandou comprar no mercadinho da esquina. Hoje em dia esses cofrinhos tem várias formas, cores e estilos, mas o tradicional mesmo é o porquinho. Mas, por que o porquinho?

Esse recipiente guardador do nosso santo dinheirinho teve origem assim como quase tudo que fazemos/pensamos/utilizamos, da Europa no século 16. As pessoas daquela época viviam em um momento financeiramente difícil e não podiam se dar ao luxo de utilizar utensílios de metal então passaram a consumir peças feitas de uma argila alaranjada chamada “pygg Clay” ou “pygg” para os mais íntimos. As poucas moedas que essas famílias tinham eram guardadas nesses recipientes de argila, que mais tarde foram chamados de “pygg bank”.

Há algumas variações da origem do cofrinho em formato de porco, uma delas é que certa vez foi encomendado para um artesão inglês, recipientes feitos com a argila “pygg” e o inglês entendeu que ele teria que fazer esses recipientes no formato de um “pig” – porco em inglês. A outra hipótese da forma do cofrinho veio do engenheiro francês Sebastian La Pestre, que viveu no século 19. Ele calculou que em dez anos, uma porca pode produzir 6 milhões de filhotes, o que traduzindo para uma família criadora de porcos significava muitas moedinhas.

Mas atenção, o governo não gosta muito quando você guarda suas moedinhas, eles dizem que isso é prejuízo para o país, pois além de deixar os cobradores de ônibus muito tristes, é preciso produzir mais moedas para não faltar no mercado e isso custa dinheiro, são necessários 26 centavos para a produção de 1 real – pagamos a mais até nas nossas próprias moedinhas.

Tags: , , , ,


About the Author

Publicitária (é, não me avisaram, agora já foi...), gosto de música, livros, esmaltes e troco balada por um bom filme sem pensar duas vezes =)



Deixe uma resposta

Back to Top ↑
  • + Colunas

    Padocast | O Podcast do Padoca Virtual Cinéfilos | Padoca Virtual Games | Padoca Virtual Música | Padoca Virtual Comportamento | Padoca Virtual