Comportamento sonomorte

Published on março 25th, 2013 | by Valdane Júnior

0

O sono é parente da morte

Sabe aquele sábado que você fica até de madrugada na internet ou no videogame e pensa, “Amanhã é domingo e vou dormir até tarde”? Mas quando o relógio marca 9h vem alguém que bate na sua porta e fala “Vamos acordar! O sono é parente da morte!”. A afirmação é verdadeira, mas de hoje em diante pode você argumentar melhor para voltar a dormir.

Lá na Grécia mitológica, Nix (a Noite, filha do Caos) teve filhos gêmeos. Como toda boa história, certeza muita é pouca. Então há duas versões para a paternidade destes irmãos. A primeira é que eles são filhos sem pai, e a segunda que o pai é Érebo (a Sombra, Escuridão Profunda). Esses gêmeos eram chamados de Hipnos e Thanatos, a personificação do Sono e da Morte, consecutivamente. Isso comprova, apesar de ser mitologia, que a morte e o sono não só são parentes como também são gêmeos. Vamos conhecer um pouquinho deles então.

Hipnos – Segundo Homero, ele mora em Lemnos (ilha a nordeste do mar Egeu) junto de sua esposa Grácia Pasitea, uma oferta da deusa Hera por seus serviços. É representado na forma humana e se transforma em ave antes de dormir, e também pela imagem de um jovem com asas que toca uma flauta e por onde passa deixa um rastro de névoa. Sua melodia traz o sono restaurador para todas as criaturas da terra. É reconhecido pela cor dourada e seus filhos são:

Ícelo – criador dos pesadelos;
Morfeu – criador dos sonhos;
Fântaso – criador dos objetos inanimados que aparecem nos sonhos;
Fantasia – criadora dos monstros, quimeras e devaneios.

Thanatos- É representado por uma nuvem prateada ou por um homem de cabelos e olhos prateados. Ele servia a Hades, com a função de tirar a vida dos mortais e levar suas almas do mundo dos vivos. Ao contrário do que possa parecer, principalmente pela forma que a morte é mostrada hoje (esqueleto com a foice que coloca medo em muito marmanjo por aí), ele personifica a morte natural. É reconhecido pela cor prateada, e teve aparição em lendas famosas como a de Sísifo e Admeto.

Portanto, se alguém vier te acordar com esta expressão, siga os seguintes passos:
1 – Afirme que o sono e a morte são irmãos;
2 – Diga para a pessoa ler o Padoca Virtual e entender a origem da expressão;
3 – Volte a dormir 😉

Tags: , , , , , , ,


About the Author

Corinthiano e publicitário. Viciado em esportes, boa música, games, filmes, séries e livros. De tanto procurar pela princesa, entrou num misterioso guarda-roupa que o levou para uma terra mágica. Encontrou as relíquias da morte, tomou de assalto o Castelo de Grayskull e hoje reina sobre o seu trono de ferro.



Deixe uma resposta

Back to Top ↑
  • + Colunas

    Padocast | O Podcast do Padoca Virtual Cinéfilos | Padoca Virtual Games | Padoca Virtual Música | Padoca Virtual Comportamento | Padoca Virtual