Comunicação

Published on março 5th, 2013 | by Mari Rocha

0

Humor na Propaganda

“Bonita camisa Fernandinho” ou “vou fazer coco na casa do Pedrinho” são exemplos de algumas propagandas de humor que até hoje são citadas. O motivo? Campanhas de humor não divulgam apenas as 1001 utilidades do produto, elas viram uma válvula de escape para os consumidores, você chega em casa depois de um dia de trabalho, cansado, liga a TV e está passando um comercial engraçado, isso te proporciona um momento de alívio do stress do dia-a-dia. Além disso, campanhas bem humoradas tendem a ficar na cabeça do consumidor por muito mais tempo, pois atingem de forma positiva, vira assunto em roda de amigos, piadinha com alguém, às vezes virando parte do vocabulário do mesmo, como por exemplo, “é tipo Net” ou “Não é assim nenhuma Brastemp”. Isso é ótimo para a marca, que é lembrada a todo o momento de forma positiva.

Propagandas humorísticas são na maior parte das vezes assertivas, mas também difíceis de serem criadas, precisam ter um humor inteligente e não ser apenas engraçaralhas e também que não ultrapassem os limites e acabem manchando a marca do produto. Geralmente elas são feitas com o intuito, além de divulgar sua qualidade, para cutucarem de forma sutil (pelo menos aqui no Brasil) o concorrente, como no caso dos comerciais da Tigre onde personagens cantavam uma musiquinha citando algum problema na construção por não terem usado Tigre (olha a mancha na parede, estique o braço…) ou os famosos Pôneis Malditos da Nissan. Lá fora, a coisa é um pouco mais pesada, como a eterna guerra entre Pepsi e Coca, Mercedes e BMW, entre outras.

Separei alguns comerciais de humor (novos e antigos) que eu particularmente adoro!















 

Um dos meus favoritos é o da Nissan, que apesar de ter levado alguns processos, deu uma chacoalhada nos comerciais de humor brasileiros. E você, tem algum favorito?

Tags: , , , , , , , , ,


About the Author

Publicitária (é, não me avisaram, agora já foi...), gosto de música, livros, esmaltes e troco balada por um bom filme sem pensar duas vezes =)



Deixe uma resposta

Back to Top ↑
  • + Colunas

    Padocast | O Podcast do Padoca Virtual Cinéfilos | Padoca Virtual Games | Padoca Virtual Música | Padoca Virtual Comportamento | Padoca Virtual