O que é um... Feriados

Published on novembro 20th, 2012 | by Ivan Luiz

0

Como surgiram os feriados?

Como surgiram os feriados? Pois é, hoje em muitas cidades do Brasil é feriado do Dia da Consciência Negra, porém como não é um feriado nacional fica a decreto de cada estado ou município aderir ou não (aqui em Mogi das Cruzes não é… mas em Suzano e Sampa…rs). Atualmente em nosso calendário temos 12 feriados nacionais e tanto o Governo, Estado e município pode instituir datas comemorativas de acordo com a importância do evento… E você tem ideia de quando surgiram os feriados?

Vale o registro…

Na Roma antiga, já existiam os feriados religiosos que continuam nos dias de hoje, além de festas dedicadas às divindades como Vênus, com procissões e jogos entre gladiadores. E, também banquetes dedicados principalmente a Dionísio pelo Império Romano as pessoas mais importantes e influentes da época, que geralmente terminavam em orgia [está aí à explicação mais lógica, para o ex-atleta Adriano de ter sido apelidado de “imperador” na Inter de Milão].

Início

O primeiro feriado civil surgiu apenas em 1789, exatamente no dia 14 de julho na França, data da queda da Bastilha como o marco da Revolução Francesa. É a data mais importante dos franceses e o seu famosíssimo slogan: Liberté, Egalité, Fraternité…

Lutas operárias

Durante 100 anos pós-Revolução Industrial criada pelos ingleses, no qual a mão de obra operária trabalhava 16 horas por dia (homens, mulheres e crianças), e não havia folga nem nos finais de semana, a classe média uniu-se para lutar por melhores condições.
Depois de diversas rebeliões trabalhistas pelo mundo, no dia 1º de maio de 1886 foi instituído o Dia do Trabalhador, depois de muita greve geral (a cidade de Chicago – PAROU), “companheiro” e algumas condições de trabalho um pouco melhores né…

Curiosidade

Sempre existem aquelas rivalidades saudáveis entre Estados ou municípios que tal lugar existe mais feriados e coisa e tal… É o paulista falando do carioca, o mineiro do baiano, o gaúcho do paranaense, entretanto o estado que “criou” mais feriados é o Acre com 4 datas de folga… Para aqueles que não acreditam o Acre existe sim, viu!!!

Tags: , , ,


About the Author

Idealista por opção e um chato convicto. Acredita que quando se ama o que faz, o sucesso é apenas consequência e não objetivo. A curiosidade e a ânsia por conhecimento, guiaram-lhe ao Jornalismo. Ama as coisas simples e tem a sua maior riqueza medida pelas amizades. Mudanças são inevitáveis, se as oportunidades não aparecem, procura criá-las!



Deixe uma resposta

Back to Top ↑
  • + Colunas

    Padocast | O Podcast do Padoca Virtual Cinéfilos | Padoca Virtual Games | Padoca Virtual Música | Padoca Virtual Comportamento | Padoca Virtual