Por Padoca

Published on setembro 29th, 2011 | by Ivan Luiz

0

O observador do cotidiano

Observador – Têm certas coisas que acontecem no dia a dia em que temos que ver ouvir e ficar calados, devido à falta de educação, bom senso e tolerância. Não é de hoje, que observo, que algumas leis só existem para inglês ver (aliás, eles veem e respeitam), porque aqui neste país abençoado por Deus, tá difícil… Acho que já ouviram dizer do “direito de assento preferencial no transporte público”, tenho certeza que sim. Infelizmente muitos não estão nem aí.

Lei Nº 11.877, de 19 de janeiro de 2005, no Estado de São Paulo – direito reservado aos portadores de deficiência, gestantes, pessoas com crianças de colo e idosos, nos transportes coletivos dos assentos preferenciais. Geralmente marcados em cores diferentes e com adesivos explicativos. Mesmo assim, muitos “desavisados”, utilizam estes assentos e até mesmo fingem estar dormindo para não ceder o lugar para quem por lei e principalmente por respeito, deveria estar sentado ali.

No último domingo, presenciei duas cenas distintas que me fez levar a refletir e escrever este post. Nos vagões do metrô, os usuários respeitam os assentos preferenciais, e mais importante mesmo que o assento não seja preferencial, as pessoas são mais conscientes e oferecem o lugar para um idoso, gestante ou portador de deficiência. Na contramão, quem utiliza os trens da CPTM (sem generalizar), parece uma manada de bois, para entrar nos vagões quando este chega a Guaianazes (sentido estação Luz) ou na Luz (sentido estação Guaianazes), atropelam quem está na frente para sentar. Imaginem como ficam às grávidas, os idosos, os adultos com crianças de colo e os portadores de deficiência, ficam nesta história?

Tags:


About the Author

Idealista por opção e um chato convicto. Acredita que quando se ama o que faz, o sucesso é apenas consequência e não objetivo. A curiosidade e a ânsia por conhecimento, guiaram-lhe ao Jornalismo. Ama as coisas simples e tem a sua maior riqueza medida pelas amizades. Mudanças são inevitáveis, se as oportunidades não aparecem, procura criá-las!



Deixe uma resposta

Back to Top ↑
  • + Colunas

    Padocast | O Podcast do Padoca Virtual Cinéfilos | Padoca Virtual Games | Padoca Virtual Música | Padoca Virtual Comportamento | Padoca Virtual